sexta-feira, 23 de março de 2012

Serviço Checking e a Lei nº 12.232


Diariamente os meios de comunicação são alimentados com milhares de propagandas, anúncios e publicidades variadas, como forma de atrair mais consumidores para suas novas e velhas marcas. Disseminar novas ideias, vender mais produtos, conquistar mais espaços no mundo dos negócios, são outras ações que motivam a elaboração de um comercial ou de uma propaganda. O mercado publicitário brasileiro está em franca expansão, segundo dados do Projeto Inter-Meios terá um crescimento de 31% até 2013. Só no ano de 2010, os veículos de comunicação faturaram R$ 21,1 bilhões com publicidade.
Percebe-se que os investimentos nesta área são grandiosos, mas como as empresas publicitárias têm a certeza de que suas propagandas, seus spots e seus comerciais estão sendo divulgados ou veiculados de maneira correta, no horário correto, no espaço correto?

Eis que surge neste mundo publicitário expositivo o serviço de Checking.

Mas afinal, o que é isso? Checking é o processo de fiscalização quanto a exibição de qualquer propaganda veiculada em meios de comunicação. E por que contratar esse serviço? Simples, principalmente por exigência do Governo Federal, é preciso que as agências comprovem que a campanha foi realmente veiculada de acordo com o contratado, por meio de documentos padronizados. Eis aí a função do Checking, intermediar por meio de checagem e/ou acompanhamento, o processo de veiculação de propagandas nos meios de comunicação.

Mas as próprias agências não podem fazer esse serviço? Não.

A Lei Nº 12.232, DE 29 DE ABRIL DE 2010, é clara e em seu artigo 15 diz:"Os custos e as despesas de veiculação apresentados ao contratante para pagamento deverão ser acompanhados da demonstração do valor devido ao veículo, de sua tabela de preços, da descrição dos descontos negociados e dos pedidos de inserção correspondentes, bem como de relatório de checagem de veiculação, a cargo de empresa independente, sempre que possível."
No Maranhão, a CI Comunicação & Informação oferece o serviço de Checking por meio de uma inovadora ferramenta de monitoramento e pesquisa, ajudando os seus clientes a buscarem novos mercados e tornarem suas empresas mais competitivas. O CI Checking, consiste no acompanhamento de veiculações de comerciais nas 14 emissoras de TV do Estado e nas 19 emissoras de Rádio (Am e Fm), em São Luís e Imperatriz. Ao final do processo de checagem nosso sistema gera relatórios que detalham onde seu concorrente anuncia, quanto ele está investindo, a rotatividade dos comerciais ou o que ele está veiculando em programações específicas.
O Sistema CI Checking permite ainda: o controle de suas propagandas no espaço publicitário, identificar a efetividade de seu investimento, um levantamento de informações estratégicas quanto ao investimento publicitário de seus concorrentes e sua abrangência e ainda disponibiliza informações sobre todos os produtos anunciados em comerciais da concorrência.
Vale destacar que todo este trabalho é consequência de uma exigência do Governo Federal e que o mesmo associado aos planos de comunicação de uma agência que será veiculada em vários meios de comunicação, reforça a credibilidade da agência, já que esta terá sua campanha endossada por um relatório de Checking.  Além disso, o cliente que contratar a agência, terá a certeza da veiculação de sua campanha. Com isso, o serviço torna-se um diferencial a mais para as agências.

Ivar Souza - Jornalista

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