segunda-feira, 26 de março de 2012

26 de março - Hmmmm, Dia do cacau!


Tem coisa mais irresistível que um doce de chocolate? Que agrada desde os mais amargos, até os tão doces que derretem na boca. Dizem, inclusive, que não existe melhor remédio para a TPM que uma caixa cheia de bombons; bem como um grande pote de sorvete de chocolate para curar uma desilusão amorosa. Este produto é tão desejável que uma vez li em um texto: "Em cada dez pessoas, nove gostam de chocolate, e a décima está mentindo".

Com origem na América Central e no Brasil, o Theobroma Cacao - nome científico do cacaueiro - que em grego significa 'alimento dos deuses'; foi introduzido na Bahia em 1746, e hoje o estado é o maior produtor nacional de cacau.
De tão valiosa, a semente do cacau era utilizada como moeda de troca. E com tanta história e benefícios, nada mais justo que dedicar uma data comemorativa à matéria prima do nosso chamado ouro negro (chocolate): o cacau! De acordo com os povos pré-colombianos, é um fruto mágico, oferecido aos seres humanos pelo deus asteca Quetzalcóatl, capaz de repor a energia das pessoas, aliviando o cansaço. Claro que atualmente sabemos que essa magia é justificada pelos constituintes do fruto: o potássio - que induz a produção de dopamina, regulando o humor; o triptofano - que proporciona bem estar e prazer; os flavonóides - com propriedades cardioprotetoras e antioxidantes; e a gordura presente no cacau - o ômega 6 e ômega 9, que eleva o nível de endorfina - alivia a dor, causa euforia, sensação de segurança e tranqüilidade. Além de tudo, o fruto é utilizado em cosméticos, vinhos e licores e seus resíduos em adubo e ração para animais.
Como estamos perto da páscoa, é curioso contarmos que, segundo estudiosos, devemos agradecer a produção dos primeiros ovos de chocolates ao holandês Van Houten, pioneiro na indústria de chocolate em seu país. Mas deve ser ressaltado que mesmo com inúmeras propriedades benéficas, a recomendação é que o consumo do chocolate não deve ultrapassar 30 gramas por dia e o mais indicado é o amargo ou meio amargo, nos quais a concentração do fruto é maior.

Annie Luna - Relações Públicas

Fonte:
http://www.ominutodosaber.com
http://www.portalsaofrancisco.com.br
http://www.gourmetvirtual.com.br
http://www.divirta-se.uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário