quarta-feira, 28 de março de 2012

Hoje é dia do Revisor e do Diagramador


Na área de comunicação existem dois profissionais que são de extrema importância, mas que nem sempre são tão reconhecidos: o revisor e o diagramador, são eles que se importam com nossa total compreensão das notícias transmitidas pelos jornais, revistas, flyes, livros, etc.
Os revisores são como fiscais da língua e da linguagem, procuram erros de sintaxe, ortografia e pontuação, ajustando o texto aos padrões gramaticais. Enquanto que os diagramadores se importam com a distribuição dos elementos gráficos dentro das páginas de publicação, ou seja, onde ficará disposto o título, o texto e as ilustrações ou fotografias, além de escolherem a fonte que deve ser utilizada.
Com o avanço da tecnologia os revisores têm sido substituídos pelo corretor ortográfico do computador, mas essa substituição não é segura, visto que o corretor eletrônico não é capaz de criar uma coerência no texto, organizando as idéias de forma a deixar os documentos claros e interessantes, o que também faz parte das funções destes profissionais, que podem ser da área de Comunicação Social ou Letras.




Annie Luna - Relações Públicas


Fonte:
http://www.portalsaofrancisco.com.br
http://sobreisso.com

terça-feira, 27 de março de 2012

Dia 27 de março - O circo e o teatro!


A comemoração do circo se dá em homenagem ao palhaço Piolin, que nasceu em 27 de março de 1897. Praticamente todas as civilizações antigas praticavam alguma arte circense, mas a forma que conhecemos hoje se deve principalmente ao período do Império Romano.
O circo é uma companhia que reúne artistas, e a sua apresentação  acontece em uma arena sob uma grande tenda ou lona, além do que, visa diversão e entretenimento.

Em 1961 foi criado, pelo Instituto Internacional do Teatro, o dia mundial do teatro, na data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. Esta atividade surgiu por conta da necessidade de comunicação entre os homens, e tenta despertar sentimentos no público, sua intenção é, além de apresentar o espetáculo, tê-lo como uma experiência intensa e meditativa.
Como na época só os homens podiam participar das representações, para simular os papéis femininos foram criadas as máscaras, que mais tarde seriam transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia, simbolizando o teatro.
De acordo com o dramaturgo Robson Camargo, em O Espetáculo do Melodrama, o teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço. O primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 AC sobre a morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Horus. Já a primeira obra conhecidamente escrita foi a Poética, de Aristóteles.
No Brasil o teatro surgiu no século XVI, visando propagar a fé religiosa, um dos atores que podem ser destacados é o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) para catequizar os índios. Enquanto que o circo, no Brasil, chegou pelo século XIX com as famílias e companhias vindas da Europa.

Para ouvir: O Teatro Mágico
Para assistir: Água para elefantes (Water for Elephants)

Annie Luna - Relações Públicas

Fonte:
Wikipédia
Brasil escola
www.suapesquisa.com

segunda-feira, 26 de março de 2012

26 de março - Hmmmm, Dia do cacau!


Tem coisa mais irresistível que um doce de chocolate? Que agrada desde os mais amargos, até os tão doces que derretem na boca. Dizem, inclusive, que não existe melhor remédio para a TPM que uma caixa cheia de bombons; bem como um grande pote de sorvete de chocolate para curar uma desilusão amorosa. Este produto é tão desejável que uma vez li em um texto: "Em cada dez pessoas, nove gostam de chocolate, e a décima está mentindo".

Com origem na América Central e no Brasil, o Theobroma Cacao - nome científico do cacaueiro - que em grego significa 'alimento dos deuses'; foi introduzido na Bahia em 1746, e hoje o estado é o maior produtor nacional de cacau.
De tão valiosa, a semente do cacau era utilizada como moeda de troca. E com tanta história e benefícios, nada mais justo que dedicar uma data comemorativa à matéria prima do nosso chamado ouro negro (chocolate): o cacau! De acordo com os povos pré-colombianos, é um fruto mágico, oferecido aos seres humanos pelo deus asteca Quetzalcóatl, capaz de repor a energia das pessoas, aliviando o cansaço. Claro que atualmente sabemos que essa magia é justificada pelos constituintes do fruto: o potássio - que induz a produção de dopamina, regulando o humor; o triptofano - que proporciona bem estar e prazer; os flavonóides - com propriedades cardioprotetoras e antioxidantes; e a gordura presente no cacau - o ômega 6 e ômega 9, que eleva o nível de endorfina - alivia a dor, causa euforia, sensação de segurança e tranqüilidade. Além de tudo, o fruto é utilizado em cosméticos, vinhos e licores e seus resíduos em adubo e ração para animais.
Como estamos perto da páscoa, é curioso contarmos que, segundo estudiosos, devemos agradecer a produção dos primeiros ovos de chocolates ao holandês Van Houten, pioneiro na indústria de chocolate em seu país. Mas deve ser ressaltado que mesmo com inúmeras propriedades benéficas, a recomendação é que o consumo do chocolate não deve ultrapassar 30 gramas por dia e o mais indicado é o amargo ou meio amargo, nos quais a concentração do fruto é maior.

Annie Luna - Relações Públicas

Fonte:
http://www.ominutodosaber.com
http://www.portalsaofrancisco.com.br
http://www.gourmetvirtual.com.br
http://www.divirta-se.uai.com.br

sexta-feira, 23 de março de 2012

Serviço Checking e a Lei nº 12.232


Diariamente os meios de comunicação são alimentados com milhares de propagandas, anúncios e publicidades variadas, como forma de atrair mais consumidores para suas novas e velhas marcas. Disseminar novas ideias, vender mais produtos, conquistar mais espaços no mundo dos negócios, são outras ações que motivam a elaboração de um comercial ou de uma propaganda. O mercado publicitário brasileiro está em franca expansão, segundo dados do Projeto Inter-Meios terá um crescimento de 31% até 2013. Só no ano de 2010, os veículos de comunicação faturaram R$ 21,1 bilhões com publicidade.
Percebe-se que os investimentos nesta área são grandiosos, mas como as empresas publicitárias têm a certeza de que suas propagandas, seus spots e seus comerciais estão sendo divulgados ou veiculados de maneira correta, no horário correto, no espaço correto?

Eis que surge neste mundo publicitário expositivo o serviço de Checking.

Mas afinal, o que é isso? Checking é o processo de fiscalização quanto a exibição de qualquer propaganda veiculada em meios de comunicação. E por que contratar esse serviço? Simples, principalmente por exigência do Governo Federal, é preciso que as agências comprovem que a campanha foi realmente veiculada de acordo com o contratado, por meio de documentos padronizados. Eis aí a função do Checking, intermediar por meio de checagem e/ou acompanhamento, o processo de veiculação de propagandas nos meios de comunicação.

Mas as próprias agências não podem fazer esse serviço? Não.

A Lei Nº 12.232, DE 29 DE ABRIL DE 2010, é clara e em seu artigo 15 diz:"Os custos e as despesas de veiculação apresentados ao contratante para pagamento deverão ser acompanhados da demonstração do valor devido ao veículo, de sua tabela de preços, da descrição dos descontos negociados e dos pedidos de inserção correspondentes, bem como de relatório de checagem de veiculação, a cargo de empresa independente, sempre que possível."
No Maranhão, a CI Comunicação & Informação oferece o serviço de Checking por meio de uma inovadora ferramenta de monitoramento e pesquisa, ajudando os seus clientes a buscarem novos mercados e tornarem suas empresas mais competitivas. O CI Checking, consiste no acompanhamento de veiculações de comerciais nas 14 emissoras de TV do Estado e nas 19 emissoras de Rádio (Am e Fm), em São Luís e Imperatriz. Ao final do processo de checagem nosso sistema gera relatórios que detalham onde seu concorrente anuncia, quanto ele está investindo, a rotatividade dos comerciais ou o que ele está veiculando em programações específicas.
O Sistema CI Checking permite ainda: o controle de suas propagandas no espaço publicitário, identificar a efetividade de seu investimento, um levantamento de informações estratégicas quanto ao investimento publicitário de seus concorrentes e sua abrangência e ainda disponibiliza informações sobre todos os produtos anunciados em comerciais da concorrência.
Vale destacar que todo este trabalho é consequência de uma exigência do Governo Federal e que o mesmo associado aos planos de comunicação de uma agência que será veiculada em vários meios de comunicação, reforça a credibilidade da agência, já que esta terá sua campanha endossada por um relatório de Checking.  Além disso, o cliente que contratar a agência, terá a certeza da veiculação de sua campanha. Com isso, o serviço torna-se um diferencial a mais para as agências.

Ivar Souza - Jornalista

quarta-feira, 21 de março de 2012

Clipping de informações

Através do serviço de monitoramento de informações do jornal impresso, sites e blogs, programas de TV e rádio AM, a CI Comunicação & Informação seleciona com precisão as informações veiculadas na mídia e, também, mensura elementos da imagem de uma empresa ou pessoa pública nos meios de comunicação para que, assim, sejam elaboradas as estratégias adequadas aos objetivos traçados.


Para o jornalista e assessor de comunicação, Ernildo Santos, o serviço de Clipping de informações é primordial para tecer estratégias comunicacionais para uma empresa, pois o Clipping funciona como uma ferramenta indispensável para o trabalho realizado por uma assessoria. É um grande auxílio quando se pretende mensurar qual o valor agregado pela mídia a um determinado assunto de interesse da empresa. “A possibilidade de ter uma empresa para monitorar tudo o que é veiculado nos quatro diferentes tipos de mídia diariamente – e 24 horas por dia – é uma das grandes vantagens do serviço de monitoramento. Em casos mais relevantes, como as situações de crise, sempre sabemos o que está acontecendo no mesmo instante da veiculação. Isso nos dá tempo hábil para tomar as medidas necessárias. Hoje, é quase impossível trabalhar a comunicação de forma estratégica sem um serviço como este”, continuou.

De acordo com Claudio Lopes, diretor da CI Comunicação e Informação, uma das principais necessidades das assessorias de comunicação é ter acesso às informações em tempo real, o que lhes garante tempo necessário para agir sobre determinada informação, seja ela positiva ou negativa. “A velocidade com que uma informação é veiculada na mídia é um fator determinante para a formação de uma imagem positiva ou negativa das empresas perante a sociedade. Assim, nos preocupamos em oferecer a informação com bastante precisão de detalhes e em tempo real, seja qual for o horário veiculado da notícia e independente do aspecto positivo ou negativo que a informação carrega”.

Coligada à Associação Brasileira das Empresas de Monitoramento de Informação (Abemo), a CI Comunicação & Informação tem garantido espaço no mercado maranhense e fora dele, com prestação de serviços não somente para o Maranhão, mas também para outros estados, garantindo uma carteira de clientes multinacionais, assessorias de comunicação, emissoras de TV e rádio, faculdades, associações de classes, hospitais, empresas de telecomunicações, dentre outras.  O investimento feito na empresa faz com que ela esteja no mesmo grau das principais empresas do mesmo ramo de atuação no Brasil.

Um dos diferenciais da CI são os equipamentos modernos para a execução das atividades diárias da empresa, como forma de atender mais precisamente a demanda de informações. Atualmente, os clientes podem optar por diversas formas de acesso às informações, sendo o mais novo o formato mobile, que disponibiliza o material por meio de celular, Iphone e tablets.

Hoje, com seis anos de fundação da CI Comunicação & Informação, o balanço feito pelo administrador da empresa é positivo. “Inicialmente, haviam apenas quatro colaboradores na empresa, hoje existem 40 pessoas que realizam diferentes atividades. Os resultados obtidos ao longo deste período têm sido positivos, pois conseguimos alcançar o reconhecimento do mercado”, analisou Cláudio Lopes.


Kaysterly Oliveira

segunda-feira, 19 de março de 2012

Depoimento de um ouvinte


O ano era 1998 e o programa dedicado aos Beatles. Não lembro bem o horário e os dias em que ia ao ar, mas nunca esqueci a vinheta que repetia “Beatles! Beatles! Os Garotos de Liverpool!” incessantemente. Essa, com exceção de outro programa onde eu pedia sempre a mesma música, foi minha experiência mais próxima de ouvinte de rádio.

Já em 2012 me aproximei mais do universo radiofônico, mas dessa vez com a frequência AM, que ouço todos os dias, de segunda à sexta e aos domingos pela manhã.

Confesso que não esperava por isso. 

O mundo das rádios AM é algo a parte. Ouvintes de FM buscam as novidades do mundo da música e os “sucessos que tocam na balada”, como dizem os locutores; os programas são predominantemente musicais e, quando muito, completam o quadro com algum tipo de humor ou com informações leves.

O ouvinte de AM procura informação, quer saber dos bastidores da construção de uma obra ou licitação, como está caminhando o processo de cassação desse ou daquele político. Estes ouvintes buscam seus direitos reclamando em seu programa preferido, querem estar a par das prisões efetuadas pela polícia; alguns até deixam seus filhos telefonarem para a rádio pra pedirem videogame!

Antigamente, eu acreditava que, se já não estivesse morta, a rádio AM estaria perto disso. Grande engano meu, que nunca sintonizei um programa dessa freqüência. Hoje vejo que a rádio AM continua viva e com particularidades e características que ainda prendem do ouvinte mais fiel àquele apenas curioso que quer saber “Qual a diferença entre FM e AM?”.

Afinal, onde mais se poderia acompanhar desde uma entrevista com o presidente da Confederação Brasileira de Dominó a uma com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão?

Luís Do Vale

sexta-feira, 16 de março de 2012

Clipping: ferramenta estratégica para assessores de comunicação


A comunicação dentro das empresas é uma ferramenta estratégica pela qual é possível delinear os objetivos de um empreendimento. Sabendo dessa importância e da necessidade de precisar as informações para esse meio, o serviço de monitoramento de mídias tem sido cada vez mais requisitado em assessorias de comunicação. E, dentro desse contexto, a empresa CI Comunicação & Informação, especializada no serviço de clipping de informações, tem garantido seu lugar acompanhando as evoluções da tecnologia e de mercado.

A CI Comunicação & Informação foi criada em 28 de junho de 2005 com o surgimento da aliança de conhecimentos dos empresários Cláudio Lopes e Iracema Souza. Quando decidiram criar a empresa, os sócios não focaram somente no arquivamento de material veiculado na mídia, mas foram um pouco além: “Desenvolvemos o projeto de prestação dos serviços de Clipping e, também, de Análise de Mídia, com profissionais da área de comunicação e de tecnologia da informação. Assim, podemos disponibilizar um tipo de serviço que vem atendendo essa necessidade do setor de comunicação de empresas e órgãos da administração pública”, disse Cláudio Lopes.


Kaysterly Oliveira

quarta-feira, 14 de março de 2012

Diferencial Checking

Que a propaganda é a alma do negócio, ninguém duvida, mas o mercado atual exige muito mais do que estarmos apenas apresentando nossos produtos para os clientes. Um empreendedor globalizado deve estar antenado com as novas tendências do mercado e respaldado com o que a concorrência está apresentando.

Você já se perguntou se o seu plano de mídia está sendo cumprido como foi realmente contratado? Se as propagandas estão sendo veiculadas no número e no horário correto? Pois é, estas são apenas algumas perguntas que podem ser respondidas através de uma inovadora ferramenta que a CI Comunicação e Informação vem desenvolvendo nos últimos anos.

O Monitoramento Checking tem como objetivo acompanhar detalhadamente a veiculação das propagandas, tanto de TV quanto de Rádio. Com ela, você pode ter acesso a veiculações de comerciais anteriores, por meio do vasto banco de dados que a empresa possui; pode acompanhar a execução do seu Plano de Mídia, traçado pela agência de propaganda, através de relatórios específicos que permitem saber se o seu Plano de Inserção de Propagandas está sendo cumprido pelas emissoras de Rádio e TV e, principalmente, fazer um mapeamento estratégico das informações divulgadas pelos seus concorrentes.

Segundo o diretor da empresa, Cláudio Lopes, o Checking funciona como uma ferramenta de segurança para a fiel execução do Plano de Inserção dos clientes. “O Monitoramento Checking atua como um suporte para o planejamento estratégico de Marketing, pois além de detalhar as informações sobre as propagandas dos clientes, ele possibilita avaliar em quais emissoras e horários os concorrentes estão investindo suas veiculações, permitindo antecipar-se às ações deles”, afirmou.

O sistema desenvolvido pela CI possibilita aos clientes o acesso às suas informações através de gráficos e relatórios dispostos das mais variadas formas, sejam elas por anunciante, produto, categoria ou palavra-chave, evidenciando assim uma forma dinâmica e fácil de trabalhar.

Além do sistema informatizado, o núcleo de checagem conta com um grupo de colaboradores eficientes e aplicados na melhor forma de trabalho, que desenvolvem atividades nas áreas de monitoramento das emissoras, inserção das informações no sistema e revisão de material.

Vale lembrar que este serviço é uma ferramenta estratégica e é direcionada tanto para empresas privadas, quanto para instituições públicas. No caso das instituições públicas, a Lei 12.232, Lei dos Contratos de Serviços de Publicidade e da sua Execução, trata diretamente sobre o serviço.

Art. 15 – Os custos e as despesas de veiculações apresentados ao contratante para pagamento deverão ser acompanhados da demonstração do valor devido ao veículo, de sua tabela de preços, da descrição dos descontos negociados e dos pedidos de inserção correspondentes, bem como de relatório de checagem de veiculação, a cargo de empresa independente, sempre que possível.

Crescimento da produtividade através da eficiência e eficácia dos investimentos em Publicidade! Este é o carro chefe de uma ferramenta que chegou para ficar.

Jobert Costa

terça-feira, 13 de março de 2012

Gerada ou Espontânea?


Muitas vezes quando estamos inserindo informações no sistema CI nos deparamos com uma dúvida: "Esta informação é gerada ou espontânea?"

E normalmente o gestor da conta responde: "Se tiver vindo de um release é gerada".

Mas para alguns surge uma segunda pergunta que normalmente não chega a ser feita: "O que é release?"

Pois bem, comunicado de imprensa, press-release ou resumidamente release, é bem mais simples do que imaginamos, é um texto que antecipa informações de uma notícia ou acontecimento, ou seja, um comunicado emitido antes da notícia completa. A partir desta declaração por escrito, o veículo de comunicação pode criar uma notícia ou reportagem sobre o assunto.
Esta nota de imprensa é uma ferramenta fundamental do trabalho dos profissionais de comunicação, mas pode ser utilizado por qualquer pessoa, como diz no Portal do RP "tem como função provocar o interesse do jornalista para um ato ou fato que possa ser notícia ou mereça ser divulgado".
De certa forma é uma propaganda da notícia em si, que contém os itens básicos para a construção de uma reportagem, o release deve conter um título impactante, um bom motivo para ser enviado e dados importantes sobre o fato.
Como muitos veículos não fazem o tratamento do conteúdo recebido, torna-se fácil detectarmos se a informação é gerada ou espontânea (quando não vem de um release) através dos pontos que caracterizam o release, como por exemplo, o órgão que ela está evidenciando. Mas para tornar essa classificação mais eficaz o ideal é que os releases sejam encaminhados aos gestores das contas (responsáveis pelos clientes da empresa) no mesmo instante do encaminhamento à publicação.

Annie Luna - Relações Públicas


Fonte:
pt.wikipedia.org
www.tugabikers.com
www.portal-rp.com.br

segunda-feira, 12 de março de 2012

O que fazemos?


A CI Comunicação e Informação oferece um serviço de clipagem.


Mas o que significa este termo e qual a sua função?


Originada da palavra clipping, que vem de um antigo termo para corte, do norte da Inglaterra, a clipagem significa, hoje, mais que um recorte de informações sobre determinado tema, abrange um conceito amplo de gestão da informação. É uma atividade do profissional de comunicação e parte fundamental da assessoria.

No surgimento da imprensa o termo clipping era utilizado como referência a notícias de jornais. Atualmente clipagem é uma administração dessas notícias, que são direcionadas à assessoria com análises e interpretações, e tem como função dar uma visão da representatividade do cliente junto à opinião pública, facilitar a mensuração dos resultados alcançados pela assessoria, bem como detectar os pontos fracos de seus clientes e pontos fortes da concorrência.

O clipping é também uma forma de o cliente conhecer o que está acontecendo no contexto sobre determinado assunto, monitorar o mercado, a concorrência e planejar estratégias, visto que o que sai nas mídias é vital para a tomada de decisões. Outro ponto de interesse é a possibilidade de saber quanto economizou por não precisar pagar por um espaço publicitário para ter seu nome veiculado.

A clipagem é importante também para o resgate da história, pois guarda na memória física os momentos transcritos através da imprensa, é um meio de montar a trajetória de uma determinada organização, produto ou pessoa pública e de sua assessoria, acompanhando e registrando tudo o que é divulgado nos veículos de comunicação.

Sendo assim, o clipping é utilizado como estratégia de análise de mercado e tendências, buscando informações em fontes confiáveis, de forma a dar ao cliente maior segurança perante a concorrência.

Annie Luna - Relações Públicas

Fonte:
Wikipédia
www.expectv.com.br
www.clockworkcomunicacao.com.br
pegntv.globo.com
saracaprario.blogspot.com



quinta-feira, 8 de março de 2012

Lei da Ficha Limpa

A lei da ficha limpa ou lei complementar número 135/2010 foi originada em um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas, aprovado em maio de 2010 pela câmara dos deputados e depois pelo senado federal por votação unânime, com intenção de tornar inelegível por 08 anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado, mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.
Desde sua criação houveram diversos debates a respeito da constitucionalidade dessa lei, que dividiram opiniões e levaram a um impasse, até que em fevereiro de 2012 o Supremo Tribunal Federal considerou a lei constitucional e válida para as próximas eleições que forem realizadas no Brasil.


Annie Luna - Relações Públicas
Fonte: Wikipédia

Dia Internacional da Mulher


Celebrado atualmente no Brasil em 08 de março, o primeiro dia internacional da mulher  foi comemorado em 28/02/1909  nos EUA. No ocidente essa celebração teve início na década de 20, mas a data foi esquecida até a década de 1960 com o movimento feminista, marcado pela luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho e direito de voto.

Em 1977 o dia internacional da mulher foi adotado pelas Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mesmas. Hoje esse dia adquiriu caráter festivo e comercial, mas o real papel desta data é continuar os debates, conferências e reuniões com o objetivo de analisar o papel da mulher na sociedade atual, pois apesar dos avanços, ainda é necessário um grande esforço para diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher.

Durante nosso monitoramento, podemos perceber que muitos órgãos e instituições estão dispostos a continuar essa luta principalmente contra a violência masculina, como a implantação de núcleos de defesa às mulheres e leis como a Maria da Penha.

As conquistas das mulheres na sociedade atual foram grandes, hoje o Brasil tem mais mulheres que homens e elas já são responsáveis por 24,9% dos domicílios brasileiros, de acordo com dados do IBGE, e muito ainda há para ser modificado nesta história.

Desejamos felicidade e PARABÉNS a todas essas guerreiras!!




Annie Luna - Relações Públicas