Durante esta semana, aconteceu a XII Semana de Comunicação na Universidade Federal do Maranhão. O evento, que teve como tema “Múltiplas telas: narrativas midiáticas contemporâneas”, buscou estabelecer uma discussão sobre a produção de conteúdo voltada para a diversidade de aparatos tecnológicos existentes, chamada de narrativa transmídia.
Atualmente, ela representa
um mercado em expansão, atraindo cada vez mais a atenção das empresas para esta
nova forma de entretenimento.
Nesta linha, são desenvolvidos
conteúdos exclusivos para cada aparato, sendo que cada uma dessas mídias contém
uma parte diferente do produto. Neste caso, a transmídia se diferencia do
fenômeno Cross Média, da Publicidade, onde as peças publicitárias são lançadas
por completo em diversas mídias.
Durante a Semana de
Comunicação, um dos palestrantes a tratar deste tema foi o professor da
Universidade de Anhembi Morumbi/SP, Vicente Gosciola. Ele abordou como a
narrativa transmídia é trabalhada nos jogos de vídeo games.
Vicente Gosciola destacou em
sua palestra que, na narrativa transmídia, a parte é mais importante que o
todo, pois elas são lançadas aos poucos com o objetivo de manter o público preso
aos seus produtos. Ele citou como exemplo a série Harry Potter, onde as
estórias foram lançadas primeiramente em livros e depois foram transformadas em
filmes, jogos para computador, vídeo game etc. Estas estratégias geram uma
necessidade de consumo nos admiradores da série, devido às particularidades apresentadas
pelos novos produtos.
Passando para o mundo
comercial, as empresas se adaptam com uma velocidade incrível a esta nova realidade
das múltiplas telas, desenvolvendo sites cada vez mais interativos, games, estórias,
curiosidades e campanhas publicitárias que transitam entre as diferentes mídias
em busca da conquista de novos públicos.
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