sexta-feira, 1 de junho de 2012

O que você entende por Transmídia?

Por Junior Goiabeira


Durante esta semana, aconteceu a XII Semana de Comunicação na Universidade Federal do Maranhão. O evento, que teve como tema “Múltiplas telas: narrativas midiáticas contemporâneas”, buscou estabelecer uma discussão sobre a produção de conteúdo voltada para a diversidade de aparatos tecnológicos existentes, chamada de narrativa transmídia.

Atualmente, ela representa um mercado em expansão, atraindo cada vez mais a atenção das empresas para esta nova forma de entretenimento.

Nesta linha, são desenvolvidos conteúdos exclusivos para cada aparato, sendo que cada uma dessas mídias contém uma parte diferente do produto. Neste caso, a transmídia se diferencia do fenômeno Cross Média, da Publicidade, onde as peças publicitárias são lançadas por completo em diversas mídias.

Durante a Semana de Comunicação, um dos palestrantes a tratar deste tema foi o professor da Universidade de Anhembi Morumbi/SP, Vicente Gosciola. Ele abordou como a narrativa transmídia é trabalhada nos jogos de vídeo games.

Vicente Gosciola destacou em sua palestra que, na narrativa transmídia, a parte é mais importante que o todo, pois elas são lançadas aos poucos com o objetivo de manter o público preso aos seus produtos. Ele citou como exemplo a série Harry Potter, onde as estórias foram lançadas primeiramente em livros e depois foram transformadas em filmes, jogos para computador, vídeo game etc. Estas estratégias geram uma necessidade de consumo nos admiradores da série, devido às particularidades apresentadas pelos novos produtos.

Passando para o mundo comercial, as empresas se adaptam com uma velocidade incrível a esta nova realidade das múltiplas telas, desenvolvendo sites cada vez mais interativos, games, estórias, curiosidades e campanhas publicitárias que transitam entre as diferentes mídias em busca da conquista de novos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário