quinta-feira, 21 de junho de 2012

Destaques do Intercom Nordeste 2012

Por Guilherme Lima



Nos dias 14, 15 e 16 de junho, alunos do curso de Comunicação Social de toda região Nordeste puderam viver uma experiência única de aprendizado e troca de experiências. Estamos falando do 65º Intercom Nordeste 2012, que este ano teve como sede, a cidade de Recife (PE). O Intercom é o maior Congresso de Comunicação do Brasil e, anualmente, tem cinco edições regionais e uma edição nacional.

Durante três dias, alunos das habilitações que compõem o curso de Comunicação - Rádio e TV/Cinema/Audivovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas - tiveram a oportunidade de presenciar palestras e mesas redondas; oficinas e minicursos; além de exporem suas experiências do âmbito acadêmico do Intercom JR (apresentação de artigos não competitivos) e o tradicional Expocom (mostra competitiva em várias categorias).

Uma das oficinas oferecidas pelo evento intitulava-se “Narrativas interativas: Conceitos e roteirização” mediada pelo escritor e professor mestrando pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Comunicação Social, o paraibano Nathan Cirino.

A oficina proporcionou a todos os presentes uma interação nos mapas narrativos dos inúmeros modos de roteirização, uma vez que foram passados os princípios estruturais de um roteiro padrão e a maneira mais atual de desestruturação desse mesmo roteiro. A oficina também mediu a amplitude para recepção dos conceitos interativos aplicados no cinema, mostrando os elementos necessários à compreensão da estrutura de filmes interativos.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de relatar suas experiências com roteiros, apresentando pequenos trabalhos realizados no âmbito acadêmico. Ao final, todos avaliaram as perspectivas da roteirização da narrativa atual e os proveitos retirados desta oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário