quinta-feira, 28 de junho de 2012

CI Comunicação comemora mais um ano de atividade

Há sete anos, a CI Comunicação nascia como um projeto ousado para oferecer um serviço inovador. Em pouco tempo, ela se transformou em uma das mais importantes empresas de monitoramento de mídias do Maranhão. Com muito trabalho, foi possível montar uma estrutura singular e equipe qualificada para atender ao mercado maranhense de forma diferenciada.
Hoje, a CI Comunicação tem a satisfação de dizer que ao longo desses sete anos conquistou amigos e construiu parcerias sólidas. Esperamos que estes laços sejam reforçados a cada ano, permitindo que possamos juntos estabelecer um caminho de sucesso. 


terça-feira, 26 de junho de 2012

Destaques do Intercom II

A CI Comunicação comemora o bom desempenho de seus colaboradores na edição 2012 do Intercom Nordeste, realizado em Recife (PE).
O Publicitário e Relações Públicas, Wesley Veras, ganhou o prêmio Expocom deste ano, na categoria de Relações Públicas e Modalidade Projeto de Assessoria de Comunicação Governamental.  Podem concorrer nesta categoria estudantes de graduação e recém graduados que tenham desenvolvido pesquisa e trabalho experimental durante o ano de 2011.
O trabalho apresentado pelo profissional teve como tema “Comunicação e Saúde: Política de Comunicação para a Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís”. Agora, ele será o representante da região Nordeste nesta categoria na edição nacional, que acontecerá em Fortaleza (CE) de 03 a 07 de setembro de 2012. Além do reconhecimento do trabalho desenvolvido, o prêmio também tem peso curricular e serve como diferencial em diferentes seleções.
Para o comunicador, a ideia de trabalhar este tema surgiu da necessidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em prol de uma comunicação mais eficaz no setor público. “A vontade de trabalhar este tema surgiu na disciplina Assessoria de Relações Públicas, ministrada pela professora Amarílis Cardoso. Nesta oportunidade, percebi as dificuldades enfrentadas pelas organizações públicas para realizar uma comunicação eficiente, sem esbarrar necessariamente em questões políticas ou burocráticas. Por isso, desenvolvi o trabalho como uma proposta”, afirmou Wesley.



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Adaptações no Clipping Impresso



Durante muito tempo, se alimentou a idéia de que Clipping tratava-se apenas do recorte de notícias dos jornais. Esta atividade poderia ser realizada em qualquer período do dia, semana ou mês, pois era utilizado apenas para comprovação da divulgação das informações.
Na era da informação, essa concepção vem se modificando com a adoção de novas práticas e tecnologias.  Hoje, a produção acelerada de conteúdos e a veiculação quase instantânea das informações na Internet gerou uma busca cada vez maior e de forma mais rápida por informações.
Apesar de tradicional, os jornais impressos ainda disputam a atenção das pessoas, que recorrem cada vez mais a este meio para se manter informadas. Para acompanhar esta nova realidade, o Clipping Impresso reformulou a sua lógica, adequando-se às necessidades das pessoas. Com isso, as empresas lançaram novas ferramentas com o intuito de torná-lo mais atual e chegar mais próximo de seus públicos. Exemplos disso são a versão em PDF e o acesso pelo mobile (Ipad, Iphone etc)
A CI Comunicação, por exemplo, buscou renovar o processo que envolve este serviço.  Atualmente, a empresa trabalha com o monitoramento de 13 jornais do Maranhão, sendo que a maioria circula apenas na cidade de São Luís. São eles: O Estado do Maranhão, O Imparcial, Jornal Pequeno, O Debate, Atos e Fatos, Itaqui-Bacanga, Extra, A Tarde, O Quarto Poder, Correio de Notícias, Aqui-MA, Tribuna do Nordeste, Cazumbá.
As informações localizadas são disponibilizadas aos seus clientes por meio de um sistema e site próprios, onde é possível ter acesso a diversos filtros que permitem a seleção e agrupamento de notícias por qualquer tema. E o que é melhor, os clientes têm acesso a estas informações às seis horas da manhã. Além do monitoramento diário, outro diferencial é o arquivo digital dos jornais, o que possibilita a busca de informações veiculadas em um período anterior.

Quer conhecer mais sobre este serviço, entre em contato conosco:
Telefone: 3227-4769


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Destaques do Intercom Nordeste 2012

Por Guilherme Lima



Nos dias 14, 15 e 16 de junho, alunos do curso de Comunicação Social de toda região Nordeste puderam viver uma experiência única de aprendizado e troca de experiências. Estamos falando do 65º Intercom Nordeste 2012, que este ano teve como sede, a cidade de Recife (PE). O Intercom é o maior Congresso de Comunicação do Brasil e, anualmente, tem cinco edições regionais e uma edição nacional.

Durante três dias, alunos das habilitações que compõem o curso de Comunicação - Rádio e TV/Cinema/Audivovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas - tiveram a oportunidade de presenciar palestras e mesas redondas; oficinas e minicursos; além de exporem suas experiências do âmbito acadêmico do Intercom JR (apresentação de artigos não competitivos) e o tradicional Expocom (mostra competitiva em várias categorias).

Uma das oficinas oferecidas pelo evento intitulava-se “Narrativas interativas: Conceitos e roteirização” mediada pelo escritor e professor mestrando pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Comunicação Social, o paraibano Nathan Cirino.

A oficina proporcionou a todos os presentes uma interação nos mapas narrativos dos inúmeros modos de roteirização, uma vez que foram passados os princípios estruturais de um roteiro padrão e a maneira mais atual de desestruturação desse mesmo roteiro. A oficina também mediu a amplitude para recepção dos conceitos interativos aplicados no cinema, mostrando os elementos necessários à compreensão da estrutura de filmes interativos.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de relatar suas experiências com roteiros, apresentando pequenos trabalhos realizados no âmbito acadêmico. Ao final, todos avaliaram as perspectivas da roteirização da narrativa atual e os proveitos retirados desta oficina.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vamos ajudar o próximo?


No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) está realizando uma campanha com o tema "Preserve a chama da vida. Doe sangue neste São João!". O objetivo é incentivar a doação de sangue neste período de festas juninas em que geralmente ocorre a diminuição do número de doações, enquanto aumenta a necessidade de sangue para atendimento de urgências.
Para ajudar nesta campanha, a CI Comunicação convida todos os colaboradores a fazer parte desta ação de solidariedade e fazer a sua doação. Para facilitar a vida de todos na empresa, o HEMOMAR estará com uma unidade móvel no Hospital Carlos Macieira no próximo dia 27 de junho. Vamos lá, não custa nada e você ainda ajuda a salvar várias vidas.

Quem pode doar?
Qualquer pessoa que tenha entre 16 a 67anos e esteja bem de saúde, além de ter peso acima de 50 kg. Os menores de idade só podem doar com autorização do responsável legal.

O que é preciso levar?
Apenas um documento de identificação com foto emitido por órgão oficial. Ex: Carteira de Identidade, de Habilitação etc.

Orientações para a doação:
No dia da coleta, é preciso se alimentar bem, mas evitar gorduras. Se for doar de manhã, tomar um café reforçado, se for à tarde, almoçar normalmente.
É necessário ter dormido bem na noite anterior à doação (no mínimo 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação.

PARTICIPE CONOSCO DESTA AÇÃO!!!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Nordeste em destaque



O presidente da Associação Brasileira de Monitoramento de Informações (ABEMO), Rafael Faria, fez um balanço da última Assembleia Geral das clipadoras de todo o país, ocorrido em Maceió.
Segundo ele, o evento foi muito produtivo, pois foi possível reunir um número maior de empresas para discutir sobre os pontos de interesse da associação. A grande novidade foi a expressiva participação do Nordeste. “O encontro foi um sucesso com a presença recorde de 23 representantes de 15 empresas associadas, numa assembleia que teve como surpresa o grande número de membros do Nordeste. Outro diferencial foi o patrocínio do primeiro encontro somente entre empresas do Nordeste, cuja iniciativa foi o aproveitamento do evento para promover uma maior aproximação de um núcleo regional”.
As empresas do Nordeste que participaram da 12ª Assembleia Geral foram:
V2 Produtora, de Anelly e Alexandre Ferreira (Natal/RN);
Total Clipping, de Luiz Viana e José Roberto (Fortaleza/CE);
AD2M de Ana Maria (Fortaleza/CE);
CI Comunicação, de Cláudio Lopes e Claudiano (São Luís/MA);
Mídia Clip, de Luiz Garrido e Cláudio (Salvador/BA);
Clipping Notícias, de Wellington Lima (Maceió/AL);
Algo Mais, da Luana Nunes (Maceió/AL).

Os próximos encontros das empresas associadas estão previstos para ocorrer em novembro de 2012, na 13ª Assembleia Geral Ordinária, em Belo Horizonte (MG), e em maio de 2013, na 13ª Assembleia Geral Extraordinária, em Fortaleza/CE. Estes eventos terão um clima de comemoração, pois marcarão os 15 anos de fundação da ABEMO.

terça-feira, 12 de junho de 2012

46 anos da Rádio Educadora

A CI Comunicação homenageia a Rádio Educadora AM por seus 46 anos de atuação no estado do Maranhão, com o compromisso de levar informação produzida com responsabilidade. Nesta data, parabenizamos a todos os profissionais que integram essa grande equipe.




Histórico

A primeira transmissão da Rádio Educadora AM foi ao ar no dia 12 de junho de 1966. O sonho de levar a cultura popular e a educação, através das ondas do rádio, para as mais distantes localidades do Maranhão se tornou realidade graças à iniciativa de Dom José Medeiros Delgado, Monsenhor Dr. Artur Lopes Gonçalves, Cláudio Brandt, Voltaire Frazão e Osvaldo Vasconcelos, que juntos começaram a criar uma rádio preocupada em garantir informação à zona rural maranhense.

Criada para levar informação aos moradores do interior do Maranhão, a Educadora pode ser definida como “um porta-voz dos sem-voz”.Hoje a emissora serve como fonte de informação e entretenimento à classe rural e operária, fortalecendo a comunicação a serviço das bases católicas no Maranhão. Com sua programação mais voltada para o religioso, a Educadora integra a Rede Católica de Rádio (RCR), a maior rede de rádios do Brasil que conta com um pool de mais de 180 emissoras.

Para fortalecer a imagem da emissora a grade da programação foi reformulada, houve o lançamento da rádio na internet, bem como a criação de um canal extra na web (Educadora Net), 24 horas no ar e voltada para um público carente de uma programação eclética, com seleção de consagrados sucessos nacionais e internacionais.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

ABEMO propõe mudanças para contratos de Comunicação

As empresas CI Comunicação (MA), MídiaClip (BA), Idéia Fixa (MG) e ClipClipping (DF) representaram a Associação Brasileira de Monitoramento de Informações (ABEMO) em audiência pública realizada em Brasília, para apresentação do projeto básico de contratação de uma empresa de comunicação para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
O objetivo da ABEMO em participar do evento foi propor a dissociação das atividades de Assessoria de Comunicação e Monitoramento de Informações nos processos de contratação de empresas de Comunicação.
De acordo com a Associação, as duas áreas são muito complexas e possuem um campo de atuação muito vasto, o que dificulta a cobertura das atividades em um só contrato. O ideal seria contratar os serviços de forma segmentada. A proposta será avaliada e a decisão final será divulgada no dia 15 de junho.
Para o diretor da CI Comunicação, Claudio Lopes, a participação na audiência também foi importante para identificar oportunidades de melhorias no serviço da empresa. “Estavam presentes na audiência representantes das grandes agências de comunicação do país. Foi possível identificar novas necessidades que serão estudadas e adaptadas para a realidade local”.



Da esquerda para a direita: Ildefonso Magalhães (Idéia Fixa - MG), Vandelei Damasceno, advogado da ABEMO, Cláudio Lopes (CI Comunicação & Informação – MA), Luiz Carlos Garrido (Mídiaclip - BA) e Paulo (Clipclipping – DF)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O que você entende por Transmídia?

Por Junior Goiabeira


Durante esta semana, aconteceu a XII Semana de Comunicação na Universidade Federal do Maranhão. O evento, que teve como tema “Múltiplas telas: narrativas midiáticas contemporâneas”, buscou estabelecer uma discussão sobre a produção de conteúdo voltada para a diversidade de aparatos tecnológicos existentes, chamada de narrativa transmídia.

Atualmente, ela representa um mercado em expansão, atraindo cada vez mais a atenção das empresas para esta nova forma de entretenimento.

Nesta linha, são desenvolvidos conteúdos exclusivos para cada aparato, sendo que cada uma dessas mídias contém uma parte diferente do produto. Neste caso, a transmídia se diferencia do fenômeno Cross Média, da Publicidade, onde as peças publicitárias são lançadas por completo em diversas mídias.

Durante a Semana de Comunicação, um dos palestrantes a tratar deste tema foi o professor da Universidade de Anhembi Morumbi/SP, Vicente Gosciola. Ele abordou como a narrativa transmídia é trabalhada nos jogos de vídeo games.

Vicente Gosciola destacou em sua palestra que, na narrativa transmídia, a parte é mais importante que o todo, pois elas são lançadas aos poucos com o objetivo de manter o público preso aos seus produtos. Ele citou como exemplo a série Harry Potter, onde as estórias foram lançadas primeiramente em livros e depois foram transformadas em filmes, jogos para computador, vídeo game etc. Estas estratégias geram uma necessidade de consumo nos admiradores da série, devido às particularidades apresentadas pelos novos produtos.

Passando para o mundo comercial, as empresas se adaptam com uma velocidade incrível a esta nova realidade das múltiplas telas, desenvolvendo sites cada vez mais interativos, games, estórias, curiosidades e campanhas publicitárias que transitam entre as diferentes mídias em busca da conquista de novos públicos.

Dia Nacional da Imprensa


Hoje, dia 1º de junho é comemorado o Dia Nacional da Imprensa. É por meio dela que nos mantemos informados sobre o que acontece em todas as esferas da sociedade. Nem sempre é fácil exercer esta tarefa. Por diversas vezes, é preciso passar por situações desconfortáveis, perigosas e até engraçadas para estar sempre onde a notícia está. Por isso, a CI Comunicação homenageia estes grandes profissionais que trabalham com ética e responsabilidade para garantir a informação nossa de todos os dias. Parabéns!!