quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dia Nacional do Voluntariado



O dia 28 de agosto de 1985 foi decretado como Dia Nacional do Voluntário, por meio da Lei Nº. 7.352.
Desde então, a data tem como objetivo destacar a atuação de pessoas que dedicam seu tempo e suas habilidades, de forma gratuita e voluntária, para trabalhar em prol de melhorias e desenvolvimento de comunidades, instituições, pessoas etc.
O voluntariado também se apresenta como uma grande oportunidade para combater a ideia do individualismo entre as pessoas, cada vez mais difundida nos dias atuais.
É preciso que haja mais engajamento da sociedade nas causas sociais, a responsabilidade por um mundo melhor não é só dos governantes, cada um pode fazer uma parte. Afinal, pequenos gestos podem se transformar em grandes soluções e projetos.
Portanto, o trabalho voluntário exige coragem e generosidade, além de permitir a cada um vivenciar experiências novas e descobrir que através de pequenas ações é possível mudar o mundo, basta que cada um dê o seu primeiro passo. 
Para encorajá-los, a colaboradora Thalita Gomes relata sobre a sua experiência no voluntariado. Confira abaixo:


“Eu trabalhei por dois anos na ONG Baobab Arte e Cultura, mais precisamente no projeto Batuko. O objetivo do projeto era popularizar a cultura afro junto a crianças e jovens, fazendo com que ela fosse transmitida para as próximas gerações. Nós fazíamos isso, basicamente, promovendo oficinas de capoeira e tambor de crioula. Eu decidi aderir a este projeto por acreditar nas ideias difundidas por ele e também por ser amiga do presidente da organização. No início, as dificuldades para realizar cada ação eram enormes, mas os esforços valiam a pena quando víamos os resultados. Hoje, a ONG continua o seu trabalho nas áreas de Arte e Cultura e conseguiu conquistar o apoio de outras entidades e empresas.
Esta experiência foi muito gratificante para mim, pois ver o reconhecimento do nosso esforço nos olhos daquelas crianças foi muito especial. Os resultados foram bastante construtivos e me fizeram gostar muito do trabalho voluntário”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário