quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dia Nacional do Voluntariado



O dia 28 de agosto de 1985 foi decretado como Dia Nacional do Voluntário, por meio da Lei Nº. 7.352.
Desde então, a data tem como objetivo destacar a atuação de pessoas que dedicam seu tempo e suas habilidades, de forma gratuita e voluntária, para trabalhar em prol de melhorias e desenvolvimento de comunidades, instituições, pessoas etc.
O voluntariado também se apresenta como uma grande oportunidade para combater a ideia do individualismo entre as pessoas, cada vez mais difundida nos dias atuais.
É preciso que haja mais engajamento da sociedade nas causas sociais, a responsabilidade por um mundo melhor não é só dos governantes, cada um pode fazer uma parte. Afinal, pequenos gestos podem se transformar em grandes soluções e projetos.
Portanto, o trabalho voluntário exige coragem e generosidade, além de permitir a cada um vivenciar experiências novas e descobrir que através de pequenas ações é possível mudar o mundo, basta que cada um dê o seu primeiro passo. 
Para encorajá-los, a colaboradora Thalita Gomes relata sobre a sua experiência no voluntariado. Confira abaixo:


“Eu trabalhei por dois anos na ONG Baobab Arte e Cultura, mais precisamente no projeto Batuko. O objetivo do projeto era popularizar a cultura afro junto a crianças e jovens, fazendo com que ela fosse transmitida para as próximas gerações. Nós fazíamos isso, basicamente, promovendo oficinas de capoeira e tambor de crioula. Eu decidi aderir a este projeto por acreditar nas ideias difundidas por ele e também por ser amiga do presidente da organização. No início, as dificuldades para realizar cada ação eram enormes, mas os esforços valiam a pena quando víamos os resultados. Hoje, a ONG continua o seu trabalho nas áreas de Arte e Cultura e conseguiu conquistar o apoio de outras entidades e empresas.
Esta experiência foi muito gratificante para mim, pois ver o reconhecimento do nosso esforço nos olhos daquelas crianças foi muito especial. Os resultados foram bastante construtivos e me fizeram gostar muito do trabalho voluntário”. 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Registros da vida!!!

Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, a CI Comunicação organizou uma exposição com fotos tiradas pelos próprios colaboradores. O objetivo foi destacar o talento de cada um como “fotógrafo” e incentivar o gosto pela arte.
Ao todo, são 17 fotografias que retratam desde paisagens, momentos familiares e até lugares considerados especiais para cada pessoa.
A fotografia apresenta-se como uma arte, que pode ser utilizada por cada pessoa para expressar seus sentimentos, seu modo de ver as coisas e as pessoas. Isto se torna bem nítido nas fotos relacionadas a paisagens. Uma mesma imagem pode ser capturada de diferentes ângulos, ressaltando muitas vezes uma beleza nunca vista.
A colaboradora do Atendimento, Rosaline Dourado, confessa que não domina as técnicas de fotografia, mas seria uma arte que ela gostaria de praticar no seu tempo livre.
“Eu sempre gostei de registrar momentos, para que assim, fossem de fato ‘para sempre’ inesquecíveis para mim. Lembrar de coisas legais, pessoas importantes que vivenciaram momentos especial comigo gera em mim um prazer imenso. Quando engravidei de Sophia o amor pela fotografia aumentou mais ainda. Então, quando ela nasceu não poderia ser diferente, ela se tornou o meu maior alvo da fotos. Amo curtir as várias fases dela e acredito que ela também vai gostar de ter acesso a esse arquivo que registra tão bem seu crescimento, sua vida”.