terça-feira, 8 de maio de 2012

Discutindo a Comunicação Organizacional

Por Thalita Gomes


Entre os dias 26 e 28 de Abril, São Luís do Maranhão respirou Comunicação Organizacional com a realização da sexta edição do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP, na Universidade Federal do Maranhão, Campus do Bacanga.
Mais de 200 inscritos entre alunos, profissionais e pesquisadores de todo o país participaram da programação que, além de contar com um pré-congresso, teve oficinas, apresentação de grupos de pesquisas, painéis, espaço de iniciação científica, mesas temáticas, lançamento de livros e também da última edição da Revista Organicom.
Trazendo a temática “Comunicação, discurso e organizações”, o evento teve como objetivo fomentar a realização de pesquisas sobre este tema, considerando sua atualidade e importância para a área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, ser espaço para o diálogo e a crítica para a consolidação da pesquisa na área de comunicação organizacional e das relações públicas e ainda fomentar as redes de cooperação científica nacional e internacional.
Em entrevista, o coordenador local do evento, Esnel Fagundes, ressaltou que “o tema veio atender a necessidade de ampliar o conhecimento da área sobre as teorias do discurso e sua fertilidade para os estudos de comunicação e o relacionamento organizacional”.

 Conferência de Abertura do VI ABRAPCORP

Para a estudante de Relações Públicas e assistente de Checking da CI Comunicação e Informação, Thalita Gomes, que também esteve presente no evento, a participação em um congresso deste porte foi muito importante para a qualificação acadêmica e profissional, pois nos dá uma visão geral sobre temas e trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área de Relações Públicas em todo o país. "Além do conhecimento, o evento propiciou o contato e troca de experiências com estudantes de outros estados e principalmente com autores renomados, como Marlene Marchiori, Margarida Kunsch, Rudimar Baldissera, Ivone de Lourdes Oliveira, entre outros, que possuem obras que a gente estuda durante toda a vida acadêmica, mas jamais imagina que um dia vai conhecer. É uma experiência ímpar.”


Na foto, a Profª Drª Marlene Marchiori, que tem como linha de pesquisa o tema Cultura e Comunicação Organizacional, com a estudante de Relações Públicas, Thalita Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário