segunda-feira, 23 de abril de 2012

O famoso cafezinho

Por Camila Rocha


No início da manhã, final da tarde ou no ambiente de trabalho o hábito de tomar café já conquistou os brasileiros, que segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café e Coca-Cola do Brasil (Abic) é o país responsável por 30% da produção internacional e é apreciado por, pelo menos, 93% da população do país que consome a bebida. Comemorado neste sábado (21), o dia do Café foi o dia escolhido para homenagear esta bebida que tornou-se um dos prazeres carimbados da sociedade moderna.


Com leite, expresso, forte, “carioca”, são várias as maneiras de tomar café, produto que já foi o pilar de sustento da economia brasileira e de liderança política. E Muitas são as especulações sobre os efeitos dessa bebida no nosso organismo. Crenças como a de que o café pode aumentar a capacidade de atenção, concentração e de formação de memória são responsáveis pela propagação desta bebida em ambientes de trabalho dos mais diversos seguimentos.


O prazer de tomar café atinge os mais diversos públicos, Suzane Martins Souza, proprietária do Café do Ponto presente nos shoppings da capital maranhense afirma: “No quiosque do Café do Ponto do São Luís Shopping, que é um shopping de grande movimentação da capital, a preferência do público é pelo café após o almoço, café com broa ao final da tarde ou café gelado que, geralmente, é a escolha do público adolescente". 


O fruto do cafeeiro, como reza a lenda, foi descoberto por um jovem pastor chamado Kaldi. Ele percebeu que as cabras de seu rebanho que comiam os grãos ficavam agitadas e logo comentou com um monge da região sobre os frutos. Este monge resolveu experimentar os frutos na forma de infusão e não demorou a se espalhar o hábito de consumir a bebida, que hoje é um sucesso corporativo em quase todo o mundo.


Onde tem gente trabalhando, seja fazendo expediente ou plantão, é fácil encontrar o famoso cafezinho. Eles estão por toda parte: reuniões, bancadas de trabalho ou refeitórios. A empresa de consultoria de recursos humanos Robert Half concluiu numa pesquisa que as empresas dos setores de tecnologia, marketing e vendas são as que mais consomem a bebida. Na CI Comunicação & Informação, por exemplo, são consumidos em média 06 litros de café por dia.


O que impressiona é que os efeitos do café não são iguais para homens e mulheres, segundo indica um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, que constatou que abastecidas de cafeína na corrente sanguínea as mulheres lidam melhor com situações estressantes ou com o trabalho em grupo. Já para os homens este estudo não foi tão favorável, ele constatou que no caso masculino a cafeína diminui a velocidade de raciocínio e aumenta a agressividade. Em todo o caso, tanto para homens como para mulheres, em doses certas, um cafezinho sempre cai bem.


Onde está a cafeína 
Bebida - Café comum (240 ml)
Cafeína - 104 a 192 mg 


Bebida - Café expresso (44,3 ml)
Cafeína - 30 a 100 mg


Bebida energética (240 ml)
Cafeína - 70 a 85 mg


Bebida - Chá em infusão ( 240 ml)
Cafeína - 20 a 90 mg


Bebida - Chá gelado (240 ml)
Cafeína - 9 a 50 mg


Bebida - Bebida de cacau (240 ml)
Cafeína - 3 a 32 mg


Bebida - Coca-Cola light (200 ml)
Cafeína - 26 mg


Bebida - Coca-Cola (200 ml)
Cafeína - 19 mg


Produtores
1º Brasil - 45,9 
2º Vietnã - 19,5
3º Colômbia - 12,3
4º Indonésia - 6,2
5º Etiópia - 6,1
6º Índia - 4,8


Consumidores
Os dados correspondem ao ano de 2008. *Em milhões de sacas de 60 kg
1º EUA - 21,6 
2º Brasil - 17,9
3º Alemanha - 9,5
4º Japão - 7
5º Itália - 5,9
6º França - 5,1


Fontes: Associação Brasileira da Indústria do Café e Coca-Cola do Brasil (Abic)

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