segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia 23 de abril é comemorado no mundo inteiro o Dia do Escoteiro

Por Sâmia Keline

Hoje, segunda-feira (23), está sendo celebrado o Dia Mundial do Escoteiro, movimento fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden Powell, em 1907, que escolheu o Dia de São Jorge, conhecido como o santo guerreiro, para comemorar a cultura que visa desenvolver a disciplina nos jovens.
No Brasil, o escotismo chegou em 1910, através de oficiais da Marinha que voltavam da Inglaterra. Em 1913, tornou-se o maior movimento de jovens e a maior organização não-governamental do mundo.
O escoteiro destaca-se como o cidadão exemplar, pois a proposta do movimento mundial é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, através do trabalho em equipe e da aproximação à natureza. Um de seus principais lemas é "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação". Em bom exemplo para a sociedade atual.
Existem várias honrarias, insígnias e medalhas que podem ser conquistadas por um Escoteiro e por um Escotista. Cada uma caracteriza-se por suas finalidades e os meios pelos quais podem ser conquistadas. Como por exemplo, a insígnia de Madeira, Ramo Pioneiro, Ramo Sênior, Ramo Escoteiro e Ramo Lobinho.
De acordo com a escoteira, Sarah Queiroz, pertencente há nove anos do Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento: "O escotismo me ajudou a crescer como pessoa e me deu base para o relacionamento com o próximo. Por ser uma entidade que trabalha com o voluntariado, o escotismo me ensinou a dar sem necessariamente receber em troca e a ser uma pessoa melhor na sociedade em que estou inserida". Além de desenvolver exercícios voltados para a arrecadação de alimentos para instituições carentes, atividades que incentivam a preservação da natureza e o crescimento pessoal também fazem parte da rotina dos escoteiros.


CURIOSIDADES:

São Jorge nasceu na Capadócia no ano 303 da nossa era. Alistou-se como soldado de cavalaria aos 17 anos, e cedo se tornou conhecido por sua bravura. Conta a lenda que, numa determinada ocasião chegou a uma cidade chamada Salém, perto da qual vivia um dragão que diariamente devorava alguém escolhido por sorteio. Por isso, a escolha do santo para representar o modelo de bravura.
O símbolo escolhido, a flor-de-lis, já havia sido usado em seu regimento militar, quando lutou na África do Sul, em 1887, e na guerra de 1899.

Da prensa de Gutemberg ao e-book



Por Ivar Souza

O livro é um companheiro antigo da humanidade. Desde a primeira impressão de uma Bíblia de 641 páginas pelo alemão Johan Gutenberg no ano de 1455, para muitos o primeiro livro a ser impresso no mundo, o ser humano tem se utilizado desta magnífica invenção para registrar, conhecer, buscar, viajar, compartilhar, desabafar, protestar e ensinar ao longo dos séculos. Com o passar dos tempos e o aprimoramento das técnicas de impressão o Livro ganhou vários formatos e a cada época foi se adequando ao tempo e ao que o público desejava e ainda deseja.
Na atualidade, e com todos os aparatos tecnológicos advindos com a virada do milênio, os livros ainda são uma das maiores formas de se buscar conhecimento. Mas este amigo tão fiel de todos nós, também se adequou aos tempos atuais e ganhou uma nova roupagem. Os chamados E-books ou livros digitais são o que há de mais moderno no novo formato de leitura.
O termo E-book é de origem inglesa. Uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico. O E-book, nada mais é do que uma versão original de uma obra, digitalizada para ser lida em ambientes digitais, ou seja, computadores, tablets, ipads, ipods dentre outras plataformas que suportam este novo formato de leitura. Existe hoje no mercado uma infinidade de formatos de e-books com destaque para: pdf, .doc, .odt, .txt, .lit e .opf. Por conta desta variedade de extensões, foram desenvolvidos softwares específicos que são capazes de reconhecer todos esses formatos e apresentá-los em forma de texto, facilitando assim, sua leitura. Para os adeptos desta nova forma do Livro, a grande vantagem da digitalização está na maior capacidade de obras que podem ser transportadas e lidas ao mesmo tempo por uma única pessoa, sem falar na maior capacidade de compartilhamento com outras pessoas de grandes títulos.
Para aqueles que praticam diariamente o hábito da leitura, ou seja, os chamados leitores, o Livro é um amigo, um confidente, um parceiro para as horas tristes, um bilhete de viagem para um lugar qualquer do mundo, um encontro com o amor perfeito, a descoberta de um crime, a vivência de um caso amoroso, a descoberta do sexo, enfim, a companhia de um Livro, é a renovação de uma vida ao se folhear suas inúmeras páginas.
Pequeno, grande, de bolso, grosso, fino, ilustrativo, fotográfico, de autoajuda, bibliográfico, religioso, educativo, digitalizado não importa, de alguma forma, em algum momento de sua vida você viu, ou esteve perto de um Livro. Se o leu, mérito seu. Se não, perdeste uma grande oportunidade de aprender algo novo, de assimilar novas ideias, de ter novos assuntos e questionamentos, de fazer uma viagem fantástica, da qual você não voltaria igual, pois a leitura de um Livro  nada mais é do que a busca pelo preenchimento de algo que nos falta.

Destaque na mídia

A CI Comunicação foi destaque neste domingo na coluna da jornalista Thati Mondego, do jornal O Debate, pela ação direcionada aos seus funcionários no Dia Mundial da Voz. A iniciativa foi da funcionária e estudante de Fonoaudiologia, Samyra Araújo.

O famoso cafezinho

Por Camila Rocha


No início da manhã, final da tarde ou no ambiente de trabalho o hábito de tomar café já conquistou os brasileiros, que segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café e Coca-Cola do Brasil (Abic) é o país responsável por 30% da produção internacional e é apreciado por, pelo menos, 93% da população do país que consome a bebida. Comemorado neste sábado (21), o dia do Café foi o dia escolhido para homenagear esta bebida que tornou-se um dos prazeres carimbados da sociedade moderna.


Com leite, expresso, forte, “carioca”, são várias as maneiras de tomar café, produto que já foi o pilar de sustento da economia brasileira e de liderança política. E Muitas são as especulações sobre os efeitos dessa bebida no nosso organismo. Crenças como a de que o café pode aumentar a capacidade de atenção, concentração e de formação de memória são responsáveis pela propagação desta bebida em ambientes de trabalho dos mais diversos seguimentos.


O prazer de tomar café atinge os mais diversos públicos, Suzane Martins Souza, proprietária do Café do Ponto presente nos shoppings da capital maranhense afirma: “No quiosque do Café do Ponto do São Luís Shopping, que é um shopping de grande movimentação da capital, a preferência do público é pelo café após o almoço, café com broa ao final da tarde ou café gelado que, geralmente, é a escolha do público adolescente". 


O fruto do cafeeiro, como reza a lenda, foi descoberto por um jovem pastor chamado Kaldi. Ele percebeu que as cabras de seu rebanho que comiam os grãos ficavam agitadas e logo comentou com um monge da região sobre os frutos. Este monge resolveu experimentar os frutos na forma de infusão e não demorou a se espalhar o hábito de consumir a bebida, que hoje é um sucesso corporativo em quase todo o mundo.


Onde tem gente trabalhando, seja fazendo expediente ou plantão, é fácil encontrar o famoso cafezinho. Eles estão por toda parte: reuniões, bancadas de trabalho ou refeitórios. A empresa de consultoria de recursos humanos Robert Half concluiu numa pesquisa que as empresas dos setores de tecnologia, marketing e vendas são as que mais consomem a bebida. Na CI Comunicação & Informação, por exemplo, são consumidos em média 06 litros de café por dia.


O que impressiona é que os efeitos do café não são iguais para homens e mulheres, segundo indica um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, que constatou que abastecidas de cafeína na corrente sanguínea as mulheres lidam melhor com situações estressantes ou com o trabalho em grupo. Já para os homens este estudo não foi tão favorável, ele constatou que no caso masculino a cafeína diminui a velocidade de raciocínio e aumenta a agressividade. Em todo o caso, tanto para homens como para mulheres, em doses certas, um cafezinho sempre cai bem.


Onde está a cafeína 
Bebida - Café comum (240 ml)
Cafeína - 104 a 192 mg 


Bebida - Café expresso (44,3 ml)
Cafeína - 30 a 100 mg


Bebida energética (240 ml)
Cafeína - 70 a 85 mg


Bebida - Chá em infusão ( 240 ml)
Cafeína - 20 a 90 mg


Bebida - Chá gelado (240 ml)
Cafeína - 9 a 50 mg


Bebida - Bebida de cacau (240 ml)
Cafeína - 3 a 32 mg


Bebida - Coca-Cola light (200 ml)
Cafeína - 26 mg


Bebida - Coca-Cola (200 ml)
Cafeína - 19 mg


Produtores
1º Brasil - 45,9 
2º Vietnã - 19,5
3º Colômbia - 12,3
4º Indonésia - 6,2
5º Etiópia - 6,1
6º Índia - 4,8


Consumidores
Os dados correspondem ao ano de 2008. *Em milhões de sacas de 60 kg
1º EUA - 21,6 
2º Brasil - 17,9
3º Alemanha - 9,5
4º Japão - 7
5º Itália - 5,9
6º França - 5,1


Fontes: Associação Brasileira da Indústria do Café e Coca-Cola do Brasil (Abic)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

RETRÔ CI


Por Ariana Frós

Que tal uma paradinha para recordar o que foi notícia nas mídias locais nessa semana? Então vamos lá!
A semana começou com os bastidores para as eleições municipais acalorados, pois no fim de semana, o vice-governador do estado, Washington Oliveira, declarou-se pré-candidato à prefeito de São Luís pelo PT. A decisão ganhou destaque nos jornais de maior circulação da capital.
O estado de saúde do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, repercutiu após visita do ex-presidente do Brasil, Luís Inácio. Na ocasião, o senador recuperava-se de uma angioplastia realizada no Hospital Sírio Libanês.
Por conta de sua riqueza cultural, além de ser o ano do quarto centenário, São Luís recebeu o título de "Capital Americana da Cultura". O objetivo do título é promover a integração interamericana a partir da cultura. A notícia ganhou grande destaque positivo nos veículos locais.
A rotina da cidade de Paço do Lumiar foi alterada devido à decisão proferida, na terça-feira (17), pelo Tribunal de Justiça do Maranhão que afastou a prefeita Bia Venâncio de seu cargo. O destaque aqui fica por conta dos links ao vivo com a participação de repórteres de Rádio.
Na quarta-feira, o sistema de bilhetagem eletrônica de São Luís ganhou grande destaque, principalmente na mídia radiofônica, após uma pane no sistema que impediu os usuários do transporte coletivo de utilizarem os serviços temporariamente.
Analisando a mídia, percebe-se que os dois últimos assuntos ocuparam expressivos espaços durante três dias seguidos.
Para finalizar, uma dica para quem curte o som do Rock Metal. Neste fim de semana, o maior evento de rock das Américas acontece na ilha, é o Metal Open Air (MOA).

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estudantes da UFMA conhecem estrutura da CI

Por Luana Santos

Com o intuito de conhecer uma das ferramentas que permite fazer o levantamento de informações para realizar uma auditoria de imagem, alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) visitaram nesta quarta-feira (18), as dependências da CI Comunicação & Informação, empresa especializada no monitoramento de mídias.

A habilitação de Relações Públicas, do curso de Comunicação Social da Universidade, oferece uma disciplina específica sobre isso, que tem como objetivo estudar os elementos que podem contribuir para a formação da imagem de uma pessoa ou instituição perante a opinião pública e as diversas formas de análise que podem ser feitas a partir de um determinado objetivo.

Na oportunidade, o diretor da CI, Claudio Lopes, mostrou a estrutura e os serviços oferecidos pela empresa, tornando-a uma referência do segmento no Maranhão.

Os acadêmicos acompanharam a apresentação de cada setor da empresa e fizeram diversos questionamentos sobre cada atividade.

Para a estudante do 7° período, Thatiane Machado, a visita foi ótima e muito esclarecedora. “Foi possível visualizar como o Clipping realmente funciona e a importância desta ferramenta para as Relações Públicas e para a Comunicação em geral. Agora, podemos entender porque a CI é referência em tecnologia na área de monitoramento no Estado”.

Para a professora que ministra a disciplina, Priscila Costa, a visita foi muito produtiva. “Os alunos puderam ver na prática o que já havíamos discutido em sala de aula. A CI conseguiu mostrar como o processo é feito atualmente, envolvendo agilidade e tecnologia, diferente de um tempo atrás em que tínhamos apenas recorte de jornais. Acredito que é fundamental aliar teoria e prática na academia”.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia Mundial da Voz é comemorado na CI Comunicação!


No dia 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. Ela é considerada a forma mais comum de comunicação entre as pessoas, obtendo grande importância para a manutenção das relações sociais, também é uma ferramenta muito importante no trabalho de diversos profissionais, como os professores, operadores de telemarketing, palestrantes, entre outros.

Algumas alterações ocorridas na voz são resultado de esforços, infecções, traumatismos ou tumores, dentre elas estão a rouquidão, alterações no timbre e por fadiga vocal. Para mantê-la saudável, é preciso tomar alguns cuidados, como: beber água, não fumar, não forçar a voz para falar, evitar pigarrear, e se estiver doente poupe a sua voz, entre outras.

Como forma de incentivar o cuidado com a voz, a CI Comunicação ofereceu aos seus colaboradores uma maçã, fruta que possui ação adstringente, “limpando” as cordas vocais e trazendo alívio e bem-estar. A iniciativa partiu da funcionária da empresa e estudante de Fonoaudiologia, Samyra Araújo, que destacou a importância dos cuidados com a voz diariamente: “A voz é a base da comunicação e da interação entre as pessoas, uma vez comprometida, afeta de forma importante a sua qualidade de vida. Por isso, acredito que todas as profissões precisam da voz. Todo mundo precisa falar bem, se comunicar bem e infelizmente não temos esse nível de informação chegando às pessoas. É fundamental a conscientização de que existe sim uma necessidade de cuidado com a voz e que isso é possível”.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Hoje é sexta-feira, 13!



Hoje é sexta-feira 13. Muitas pessoas acreditam que esta data atrai coisas negativas, causando situações embaraçosas e até prejudicando suas tarefas cotidianas. Várias explicações são dadas para justificar a falta de sorte associada à data, como: na numerologia, o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio; a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13), tem-se o mais azarado dos dias.
Para quem acredita no poder negativo deste dia, pode-se adotar algumas ações com o intuito de amenizar seus efeitos:

- Procure partilhar as suas coisas íntimas com quem realmente valha a pena. Afaste-se de pessoas negativas.
- Atraia a energia positiva usando roupas positivas, impregnadas de boas recordações, por exemplo. Entre numa igreja vazia e faça uma oração/reflexão. Ligue para um amigo/a. Desfaça um mal entendido. Produza algo, nem que seja um verso numa folha de papel.

Entretanto, lembre-se de que estas dicas devem ser praticadas em todos os dias de sua vida e não apenas na sexta-feira, 13. Busque sempre olhar a vida pelo melhor ângulo!!

Curiosidades:

- Nos próximos 13 anos, teremos 31 (13 às avessas) sextas-feiras 13.
- Nos Estados Unidos, muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira.
- Já na França, quando existem 13 pessoas à uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional.
- Segundo matéria da revista National Geographic de 2011, nos Estados Unidos cerca de 900 milhões de dólares são perdidos nas sextas-feiras 13, por conta das pessoas que se recusam a fazer qualquer tipo de negócio nesta data.
- No Tarot , a carta 13 tem a figura de um esqueleto armado de enorme foice, simbolizando a morte.
- Na Inglaterra, os marinheiros eram particularmente supersticiosos e se recusavam a embarcar nas sextas-feiras. 

Fonte:

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Homenagem aos jornalistas


No último dia 07 de abril, foi comemorado o Dia do Jornalista. A CI Comunicação & Informação parabeniza a todos os profissionais que atuam com responsabilidade e ajudam a levar a informação correta à população. Por isso, o nosso sincero reconhecimento àqueles profissionais que trabalham nos mais variados segmentos: jornais, revistas, rádios, TV, sites, assessorias de comunicação, entre outros.  
E para ver um pouco da complexidade da profissão e as várias possibilidades de abordagem que uma informação pode ter, reproduzimos abaixo um trecho bem-humorado de um post veiculado no Blog da Comunicação sobre a difícil tarefa do jornalista:

PARA DESCONTRAIR

Diferentes ângulos da Notícia: “Chapeuzinho Vermelho na imprensa”

Umberto Eco, escritor e pensador italiano contemporâneo, inseriu no estudo da comunicação um conceito a que chamou de “ruídos”, fenômenos temporais que atrapalham a recepção (compreensão) da notícia (idéia) exatamente como foi divulgada (emissão). Um desses ruídos é a maneira como a notícia é transmitida.
Veja abaixo uma demonstração bem-humorada de “ruídos” na notícia da “tragédia” de Chapeuzinho Vermelho:

JORNAL NACIONAL
(Bonner): Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem…
(Fátima): … mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia.

BRASIL URGENTE
Onde é que a gente vai parar? Cadê as autoridades? Cadê as autoridades? A menina ia para a casa da vovozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva… um lobo, um lobo safado. Põe na tela. Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não.

REVISTA VEJA
Lula sabia das intenções do lobo

REVISTA CLÁUDIA
Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho

REVISTA NOVA
Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama

O ESTADO DE S. PAULO
Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT

O GLOBO
Petrobras apoia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo pra salvar menor de idade carente

REVISTA CARAS
(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: “Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa”.

PLAYBOY
(Ensaio fotográfico no mês seguinte)
Veja o que só o lobo viu

REVISTA ISTO É
Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente

REVISTA CARTA CAPITAL
Lobo Mau tinha ligações com FHC e o objetivo era desestabilizar o governo Lula e o PT

G MAGAZINE
(Ensaio fotográfico com lenhador)
Lenhador mostra o machado

SUPER-INTERESSANTE
Lobo mau! mito ou verdade ?

DISCOVERY CHANNEL
Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver
 

Luana Santos
Relações Públicas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Monitoramento nas eleições


Atualmente, é praticamente impossível viver sem informações. E em ano eleitoral, então, nem se fala. Em todas as mídias, já começam a repercutir informações acerca das disputas municipais que ocorrem em outubro deste ano.

Para obter um bom desempenho, os candidatos precisam estar atentos às informações veiculadas pela Imprensa sobre o pleito e também às necessidades da população dos municípios. Isto é importante para que suas propostas e estratégias sejam direcionadas a cada público.

Um dos grandes desafios para os candidatos é acompanhar tudo o que é veiculado. Grande parte dessas informações pode ser obtida pelo monitoramento de mídias, que a CI Comunicação & Informação realiza com excelência há sete anos no Maranhão, sendo considerada pela Associação Brasileira de Monitoramento (ABEMO) uma das referências nacionais neste segmento.

Luana Santos
Relações Públicas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Símbolos da Páscoa

Símbolos da Páscoa

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.

Alguns dos símbolos relacionados à data:

Ovos de Páscoa

O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas com ovos enfeitados e coloridos.  Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.

Coelho

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

Cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Círio Pascal

É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos". Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim.

O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

Pão e Vinho

O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...".

Quaresma

Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.

Camila Rocha - Jornalista

Fonte: http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml

Feliz Páscoa!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia do Propagandista!


Sabe quando estamos em um consultório médico e aparecem aquelas pessoas bem vestidas e com malas, para falar com o médico? Esses são os propagandistas, que não precisam necessariamente fazer Publicidade e Propaganda, afinal, para seguir esta profissão os conhecimentos que são realmente indispensáveis são: Anatomia, Fisiologia, Patologia e Farmacologia.

Os propagandistas são fundamentais para a indústria farmacêutica e normalmente são formados em marketing, comunicação ou administração, mas não é uma exigência, então podem ser também estudantes da área de farmácia.

O trabalho deste profissional está em abastecer a mala do carro e sair de casa para visitar um painel de médicos e farmácias, com o objetivo de conquistar o receituário do médico com a mudança do hábito prescritivo atual. Também é sua função observar a distribuição dos produtos no ponto de venda - farmácia - lançar novos produtos e tirar dúvidas dos funcionários.




Annie Lunna - Relações Públicas

Fonte: pfarma.com.br